A Menstruação e eu... - Parte 1
Este post foi-me pedido por uma leitora, por isso dividi em duas partes: Esta é uma pequena introdução ao assunto e na 2ª parte vou falar sobre pensos e tampões. Eu acho que este assunto se enquadra bem nesta altura de Regresso ás Aulas, porque o Regresso ás Aulas não tem de implicar só looks e dicas como poupar dinheiro e afins. Acho que também deve de se falar deste assunto, que é algo natural, faz parte de cada uma de nós. Por isso, hoje vou falar de forma simples e nítida que conseguir, sem pudores.
Porque acontecem os períodos menstruais?
A maior mudança na adolescência é o inicio da menstruação ou período menstrual, que é alguns dias de sangramento ligeiro pela vagina, todos os meses. Os períodos menstruais indicam que o teu corpo está a funcionar bem, por isso nada de ter medo! São as hormonas as responsáveis do inicio da menstruação. Isto significa que já és fértil, que podes gerar um bebé um dia mais tarde.
Como sei que vou ter o período menstrual?
Existem algumas pistas que indicam quando estás prestes a iniciar o período menstrual. Uma delas poderá ser cerca de dois anos e meio depois dos teus seios começarem a crescer. Outra pista será quando uns meses antes, começar a sair uma maior quantidade de líquido pela tua vagina. Os períodos menstruais variam de mulher para mulher. Algumas raparigas começam a menstruar mais cedo e outras mais tarde, mas geralmente, costumam menstruar entre os 10 e os 15 anos.
Frequência e duração
O tempo de inicio de um período menstrual e o inicio do período seguinte costuma ser 28 dias (4 semanas aproximadamente). Mas pode variar de mulher para mulher. Umas variam entre os 20 e os 35 dias ou mais, especialmente no início. Cada período menstrual dura entre 2 a 8 dias.
O humor durante a menstruação
A menstruação faz parte do teu crescimento normal e saudável. Muitas mulheres não ficam com o SPM (Síndrome Pré-Menstrual), já outras ficam com ele. O sintomas da SPM são o inchaço, dores de cabeça, cansaço, mau humor e desânimo, que antecedem o período. Não há uma receita ou remédio para a SPM, mas o que podes tentar fazer para aliviar estes sintomas é ter uma alimentação saudável, ingerir muitas verduras, abacaxi, a banana, os frutos secos e muita fruta. Deves evitar os fritos, o café, doces industrializados e bebidas açucaradas. Deves ter em atenção também, o consumo de carne, pois a sua gordura estimula produção de substâncias que aumentam as contrações musculares do útero e cólicas.
Como lidar com as dores menstruais?
Podes fazer vários exercícios, mas se as dores evitarem movimentos, toma um analgésico ou põe uma botija de água quente sobre a barriga.