Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

Olá, meus amores!

Actualmente, a maioria das pessoas tem consciência de que o exercício físico é realmente importante para a saúde e o bem estar no geral. Contudo, é certo que algumas pessoas arranjam mil e uma desculpas para não o praticarem! Ou porque o ginásio/clube é demasiado caro, ou até porque há alturas em que a disponibilidade é pouca e depois acaba por ser inconveniente. Como tal, hoje apresento uma solução para a qual não deve haver qualquer impedimento. Estou a falar de jogging, meninas! É um desporto acessível e tem cada vez mais adeptos. Quero, portanto, dar-vos algumas dicas para poderem dar primazia aos passos essenciais deste desporto em particular.

 

Aquecimento – Muitas raparigas consideram que este é um passo desnecessário. Não! Antes de começares a corrida, é fundamental fazeres o aquecimento, uma vez que este prepara o corpo para o exercício e para evitar possíveis lesões. Então, deves começar com movimentos circulares com os tornozelos, joelhos, tronco e pescoço. Se estás habituada a fazer exercício, durante os primeiros cinco minutos a corrida deve ser lenta, se pelo contrário, não costumas praticar desporto, deves caminhar durante o mesmo período de tempo e só depois iniciar a corrida. Podes também fazer alongamentos dinâmicos, ou seja, alongamentos que se fazem durante a corrida, como levantar os braços ou elevar os joelhos.

Postura – Enquanto corres, deves manter uma postura descontraída e direita, ou seja, olhar em frente, ombros alinhados com a bacia e movimentar os braços alternadamente. A respiração pode ser feita pela boca e pelo nariz. No entanto, é perfeitamente normal respirarmos sobretudo pela boca, uma vez que o nariz não consegue obter a quantidade de ar necessária, quando nos encontramos sob esforço. É igualmente importante correres a um ritmo uniforme que te permita controlar melhor a respiração.

Tempo –  O ideal, é correr entre 20 a 60 minutos e de uma a três vezes por semana, adequando o tempo de corrida ao número de dias em que fazes jogging. Não te esqueças de que é indispensável descansar pelo menos um dia entre cada treino, para dar tempo ao organismo de recuperar as reservas energéticas. A duração da corrida deve ir aumentando a nível gradual, de modo a que te sintas confortável.

Alongamentos –  Após a corrida, os músculos encontram-se tensos. Assim sendo, os alongamentos proporcionam o descanso muscular. Podes repetir os movimentos que realizaste no aquecimento.

 

E é, basicamente, isto!

Ah! Parece-me relevante dizer que para uma maior motivação deves escolher um local agradável em que deves, claramente, sentir-te bem.

Por fim, é imprescindível beber água antes, durante e depois da prática de exercício.

Beijinho,

Mariana ♥

23 comentários

Comentar post

Pág. 1/2