Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

A História do Soutien

Hoje venho com um post um pouco diferente, que é sobre a história do soutien, um elemento muito vulgar no dia-a-dia de nós, raparigas. Se estão interessadas em saber como surgiu, continuem a ler o post (tentei fazer o mais breve possível para não se aborrecerem)!

Como surgiu...

Quem diria que tinha sido inventado por uma rapariga de 18 anos? Essa rapariga chama-se Mary Jacob. Foi em 1914 em Nova Iorque, farta do incomodo do espartilho, improvisou numa noite com a ajuda de uma empregada francesa um soutien, unindo dois lenços de bolso, algumas fitas cor-de-rosa e um pouco de fio. Até que as suas amigas pedem-lhe soutiens iguais ao dela: então, lembrou-se de patentear a sua invenção.

 

Parece que se saiu aos seus...

Mary é descendente do famoso Robert Fulton, pioneiro dos submarinos e dos barcos a vapor; está confirmado numa carta onde ela escreve "O meu sagrado fogo para as invenções deriva dele; não posso dizer que o soutien será historicamente tão importante como o barco a vapor... mas fui eu que inventei!"

 

E o que lhe aconteceu a seguir?

Patenteia a ideia sob a pseudónimo de Caresse Crosby em Novembro de 1914; mas no primeiro ano os soutiens cosidos por ela e pela sua empregada não obtêm o sucesso esperado, assim Mary, desiludida, vende a patente à Warner Brothers Corset Companypor 15 00 dólares! À Mary Carrese fica-lhe a glória e a honra, mas não o sucesso económico! 

23 comentários

Comentar post

Pág. 1/3