Pois é, agora com o regresso às aulas vem um enorme gasto com o material escolar, etc... Como nos encontramos numa situação de crise, e as pessoas procuram sempre poupar ao máximo, vou dar-vos dicas para conseguirem poupar no material escolar e reduzir o gasto.
Antes de mais, vamos começar com a lista essencial do material escolar:
- Lápis;
- Caneta;
- Borracha;
- Tesoura;
- Afia;
- Cadernos/Dossier;
- Recarga de folhas (caso optes por dossier);
- Estojo;
- Régua;
- Corrector;
- Calculadora;
- Marcadores;
- Micas;
- Canetas de cor;
- Material de desenho (caso necessário como lápis de cor, lápis de cera, transferior, esquadro, compasso...)
Aproveita o material do ano passado
Esta é a velha dica. Ajuda imenso na missão de poupar, pois de certeza que tens várias coisas em bom estado que podes aproveitar do ano passado: calculadora, tesoura, compasso, régua, entre outros. Tem em conta que também deves aproveitar as canetas. Não vais comprar uma nova com uma caneta do ano passado ainda a meio, pois não? O mesmo se aplica aos marcadores, canetas de cor... Faz uma limpeza ao material em bom estado que tens, afia os lápis de cor que te sobraram e estão prontos para utilizar!
Mochila nova?
Pensas em comprar uma mochila nova? Verifica primeiro o estado da tua. Caso estiver a romper, desgastada e já não seja indicada para tua idade - aí sim, deves investir numa mochila nova. Na compra de uma mochila, deves relacionar a qualidade com o preço. Por exemplo uma mochila de 10/15 euros não vai durar tanto como uma por exemplo de 30/40 euros. As mochilas de 10/15 euros só te vão durar um ano, provavelmente. Tem ainda atenção nas cores e no padrão, para que te possa durar sem te cansares das cores/padrão. Eu costumo investir nas mochilas da Eastpack, têm uma excelente qualidade embora o preço seja um pouco puxado. Usei a minha durante dois anos, e este ano vou comprar outra da marca.
Há alguma necessidade de comprares material escolar de marca?
Não, não há necessidade nenhuma mesmo. Hoje em dia as marcas brancas já têm alguma qualidade, e penso que não tens que gastar um dinheirão em material de marca só por ser mais bonito e tal. Avalia bem a situação, a relação entre a qualidade e o preço. Porque também não vale a pena comprar uma coisa baratíssima e que não tenha nenhuma qualidade, por isso é uma coisa a ver bem. Por exemplo, se queres comprar agenda para este ano opta por uma barata de capa básica e forra-a e personaliza-a ao teu gosto. Ainda a vai tornar mais pessoal!
Dossier/Cadernos
Se optas por cadernos, aconselho os de capa preta. Eu sei que podes não achar piada a esses cadernos, mas podes personalizá-los s a teu gosto e são muito económicos. Se não queres seguir esta ideia, compra um caderno grosso ao gosto onde possas ter lá mais do que uma disciplina, mas tenta não comprar um caderno de marca muito caro. Se usas dossier, podes bem aproveitar o do ano passado se estiver em bom estado. Existe uma enorme variedade de papel para forrar, tanto como alguns tecidos, podes ainda usar autocolantes... Enfim, tens inúmeras hipóteses. Caso ainda estejas na dúvida entre dossier ou cadernos, aqui encontras os prós e os contras de cada um, e aí vês o que mais se adapta às tuas necessidades.
Comprar em conjunto
Agora existem variados conjuntos tanto de lápis como de canetas, e até de material escolar completo. No caso de conjuntos de material escolar completo, faz a relação do preço entre o material separado que vais levar e o do conjunto. Por exemplo, se não for possível aproveitar o material do ano passado é uma óptima opção. Quanto aos conjuntos de lápis e canetas, costumam ficar sempre mais baratos. Não vale a pena comprar apenas um lápis e uma caneta se tens a certeza que não te vai durar um ano inteiro não é verdade? Mas antes, faz também a relação entre o preço individual e o do conjunto - assim verás se compensa ou não.
Espero sinceramento ter-vos sido útil :)
Beijinhos, Catarina