Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

A Soraia Fnine é uma adolescente de apenas 16 anos, nascida em 9 de Dezembro de 1995, que anda no décimo segundo ano, em Línguas e Humanidades. Apesar de ser muito nova, esta jovem já é uma fotógrafa conhecida no meio, tendo já fotografado inúmeras figuras públicas, como Inês Costa, Filipa Areosa e Sofia Baltar.

 

A sua paixão pela fotografia começou muito cedo, sendo que em pequena pegava na máquina do pai e “armava-se” em fotógrafa…mesmo quando na altura só tinha jeito para clicar no botão! Ofereceram-lhe a primeira máquina aos 13 anos de idade e desde aí, nunca mais parou de clicar!

 

1) Quando eras mais nova, já pensavas que ias ser fotógrafa?
Não nunca pensei em tal coisa, sempre pensei em ser cientista, ou algo ligado á ciência, mas hoje em dia desliguei-me mesmo desse ‘lado’ .
2) Durante a minha pesquisa pelos sites onde colocas as tuas fotografias, reparei que tens imensos modelos/as nas mais variadas sessões. Se pudesses escolher uma sessão favorita, qual seria? E porquê?
Essa é talvez a pergunta mais difícil que me podem fazer, tenho várias sessões que adorei fazer e é difícil escolher apenas uma.
3) Qual é a pessoa que te dá mais apoio para continuares a fazer este trabalho?
Tenho várias pessoas que encorajam para seguir em frente, em primeiro a minha mãe que para mim é a opinião mais importante que tenho, pois ela acompanha todos os trabalhos que eu faço, e senti-la orgulhosa de mim é o melhor que pode acontecer, e claro o meu pai também. Em relação aos amigos tenho um óptimo suporte, é bom saber que quem nos rodeia gosta do nosso trabalho… e por fim as/os modelos, que têm um papel muito importante pois sem o “feedback” positivo ou negativo deles não seria a mesma coisa.
4) Se pudesses fotografar alguma celebridade, qual seria? E porque motivo a escolhes?
Bem, há tantas celebridades que eu adoraria fotografar…mas tenho um fascínio especial pela Candice Swanepoel , Adriana lima e Coco Rocha. Mas se tivesse que eleger alguém e o porque seria a nossa linda portuguesa ‘’Sara Sampaio’’ porque o que é nacional é bom, e temos de ver que há modelos portuguesas excelentes e ela é uma delas.
5) Quando acabares o 12º ano, vais seguir uma área relacionada com a fotografia?
Em principio sim, a fotografia nunca será posta de parte na minha vida.
6) Hoje em dia, cada vez são mais as pessoas que se aventuram nestas áreas para ganhar uns dinheiros extras. Achas que as pessoas motivadas com este incentivo estão corretas?
Bem, todos temos o direito de fotografar seja que por motivo for, mas se o fizer-mos sem paixão não terá o mesmo resultado… e é o problema dos “novos fotografos” de hoje em dia… o dinheiro não compra o talento.
7) Quais são os conselhos que tens a oferecer aos nossos visitantes que pretendem ter um futuro como fotógrafos/as?
Acho que antes de tudo, deviam pensar se é a fotografia que vos faz felizes, se for… nunca desistam de lutar por aquilo em que acreditam, vão receber muitas criticas pois este pequeno mundinho está cheio delas… mas essas também fazem parte de um processo de crescimento por isso… sigam sempre aquilo em que acreditam.

Agora, algumas perguntas de resposta curta:

  • Viagem de sonho? talvez NY ou LA.
  • Modelo feminina preferida? Candice Swanepoel.
  • Modelo masculino preferido? Francisco Lachowski.
  • Para uma sessão fotográfica levas sempre…Tirando a maquina como é obvio, levo sempre o meu telemovel.

Para entrar em contacto com esta jovem talentosa, basta mandarem-lhe um email para: sff@live.com.pt

 

Para finalizar, podem visionar aqui alguns trabalhos realizados pela Soraia:

 

 

5 comentários

Comentar post