Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

Depilação Definitiva - Métodos

Quem nunca sonhou em livrar-se dos pêlos definitivamente? Acho que todas as mulheres têm essa ambição, esse desejo, esse sonho! Não só porque iram poupar tempo, mas se formos a ver num plano a longo prazo, acabariam por poupar alguns trocos em vez de ir à esteticista ou até mesmo de fazer em casa.

 

Como algumas leitoras pediram-me para abordar este tema cá pelo blog, decidi fazer algumas pesquisas e perguntas junto de alguns profissionais, de forma a dar-vos informações seguras e concretas, para que possam também conseguir tomar decisões. Num outro post, irei falar acerca de algumas considerações a ter em conta antes de se tomar qualquer decisão final.

 

Antes de mais, há que saber que existem, pelo menos, três tipos de depilação definitiva: a depilação eléctrica, a depilação a laser e a depilação por luz pulsada/fotodepilação.
 
Depilação Eléctrica
É o tipo de depilação adequado a quem tenha pêlos claros (brancos ou ruivos), com poucos pelos ou a quem tenha a pele negra muito escura.
 
Consiste na inserção de um filamento no folículo piloso, onde ocorrerá uma pequena descarga eléctrica (de dor suportável), tratando pouco pêlo de cada vez. Deve ser feita por um profissional, uma vez que este tipo de depilação requer uma boa precisão visual e manual por parte do profissional, assim como a corrente eléctrica na potência certa, de modo a destruir a célula germinativa do pêlo.  
 
Depilação a laser
Existem imensos métodos de depilação a laser, todos com intensidades de energia, de potência e de capacidade de destruição diferentes, isto é, dependendo das características do pêlo e da pele da pessoa.
 
Antes de iniciar-se a sessão, será necessária a limpeza e a raspagem da área a trabalhar com uma scanner (adaptada ao corpo, nada de alarmismos!) ou com um manípulo, de onde saí o laser, sendo posteriormente calibrado e selectivo, actuando apenas no pêlo (praticamente indolor). Neste tipo de depilação poderão ser tratadas áreas grandes numa só sessão. É recomendado que seja um profissional a fazer, uma vez que é necessário haver uma boa raspagem do local a tratar, assim como a escolha acertada da potência do laser a ser usada, com o objectivo de mais uma vez destruir a célula germinativa do pêlo, sem causar efeitos indesejados na pele.
 
Luz pulsada/Fotodepilação
Um tipo de depilação adequado a quem tenha muito pêlo (escuro ou claro), onde haja uma grande área a tratar e restrito a pessoas bronzeadas, morenas, de cor ou que tenham apanhado Sol à menos de 2 meses, sendo perigoso para peles pigmentadas. Existem diversos aparelhos, todos com diferentes energias e potências de destruição.
 
Semelhante à depilação a laser, onde existe a limpeza e raspagem de pele, seguindo-se depois vários disparos com um manípulo de vários diâmetros, de onde sairá a luz. É um método indolor onde grandes áreas são tratadas numa só sessão com maior rapidez. O profissional tem de avaliar a eficácia e a sensibilidade em cada área e sessão, devido à pigmentação de cada pessoa, sendo assim definido a intensidade de energia a usar.

3 comentários

Comentar post