Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

 

O bullying, derivado da palavra inglesa bully, é uma triste situação que se caracteriza por agressões intencionais, feitas repetidamente, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O bullying pode passar por humilhações racistas, difamatórias ou mesmo violência física que originam um possível isolamento ou queda do rendimento escolar. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afectar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

 

Mas, afinal de contas, o que leva o autor do bullying a praticá-lo? Querer ser mais popular, sentir-se mais poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo são as principais causas que motivam o autor a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. Geralmente, o autor do bullying é um individuo que não aprendeu a transformar a sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir – pelo contrário, sente-se satisfeito com a opressão do agredido, supondo ou antecipando quão doloroso será aquela crueldade vivida pela vítima.

 

As pessoas que assistem a estes actos também participam no bullying? Sim, sendo que o espectador tem um papel essencial/fundamental no bullying. É comum pensar que apenas existem dois envolvidos no conflito: o autor e o alvo. Mas isto está errado! O espectador é uma testemunha dos fatos, pois não defende a vítima nem se junta ao autor. Este comportamento passivo pode ocorrer por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar um partido. Os que assistem como plateia activa ou como claque, reforçando o gozo pela agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo também são considerados espectadores.

 

O que é pior: o bullying com agressão física ou com agressão moral? Ambas as agressões são graves e possuem danos nocivos ao alvo do bullying. Por ter consequências imediatas e facilmente visíveis, a violência física muitas vezes é considerada mais grave do que um insulto verbal.

 

O bullying pode acontecer em qualquer momento e lugar. Procura mudar o mundo, com gestos de ajuda e solidariedade para com as vítimas destes actos atrozes! Não te esqueças: hoje fazes troça de alguém, mas amanhã podes ser tu a vítima. Tornem o Mundo um lugar mais feliz!

19 comentários

Comentar post