Material Escolar - Dicas a ter em conta
Apesar de este ser um post antigo, a verdade é que ele é bem útil e obriga-nos a olhar em nosso redor, mais propriamente para o material escolar, de forma a conseguir ver e reaproveitar parte dele, evitando assim gastos desnecessários na compra do material.
Inicialmente eu iria falar acerca do material necessário para cada área, mas visto que isso é algo relativo e porque os professores irão dizer-vos ao longo do decorrer do ano lectivo, decidi vir dar algumas dicas a ter em conta antes das idas às compras dedicadas á compra de material escolar.
Manuais escolares
Infelizmente os tempos que correm não são fáceis, o que obriga muitas famílias a cortar algumas despesas e até nas férias, só para comprar o livros para os seus filhos, porém, muitas dessas famílias esquecem-se de pedir a familiares mais velhos ou até a amigas de trabalho que tenham filhos mais velhos, para ver se têm em sua posse livros que sirvam para os seus. Não é uma questão de vergonha, pelo contrário, pedir os livros emprestados têm imensas vantagens: além de pouparmos dinheiro, estaremos também a poupar recursos e espaço na casa da pessoa que empresta. Depois do ano lectivo acabar, os livros poderão servir a outras pessoas, sendo assim um ciclo vicioso.
Material mais caro
Existem algumas áreas no Secundário que exigem material escolar um pouco mais caro. Por exemplo, para a área que vou (Ciências e Tecnologias) é exigido uma calculadora gráfica. Eu tive a sorte de cá por casa ter um elemento que está dentro dessa área e que usa calculadora gráfica , logo eu poderei usar também, mas quem não tem esta sorte, pode sempre tentar ver algum familiar que tenha uma calculadora desse género (ou outros materiais) que possa emprestar.
Reutilizar os materiais dos anos anteriores
Não é vergonha nenhuma reutilizar material em bom estado dos outros anos! Consultem aquele post que em cima vos indiquei para saberem mais dicas.