Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

Autocriticar será tão fácil como é criticar os outros?

Em primeiro lugar queria pedir desculpa pelo grande texto que por aí vem, mas quando eu escrevo sobre algo que me indigna profundamente, escrevo até estar tudo totalmente esclarecido. O motivo de eu escrever esta espécie de crónica (não sei bem se o posso considerar assim) foi uma imagem que andou por aí na Internet, cuja protagonista da mesma era uma concorrente da actual Casa dos Segredos 3, onde se podia ver a cueca com uma mancha. Sim, poderia ter mais cuidado e usar uns calções, lá isso é verdade, mas mesmo assim, ela poderia pensar que o tampão lhe salvaria a vida e desleixou-se um pouco. Não sei se seria Photoshop ou se seria mesmo a mais pura verdade, mas de qualquer das formas, decidi falar sobre isso com base nos comentários que foram feitos a essa mesma fotografia, comentários esses que me deixaram a pensar e deveras indignada.

 

Quando vi a fotografia onde fizeram o favor de rodear com uma bola vermelha a mancha nas cuecas da concorrente, eu decidi parar um bocadinho e abrir a imagem. Reparei que era uma mancha que não se entendia muito bem do que era, mas creio que seria da menstruação. Até aqui, não tive assim nenhuma reacção escandalosa sobre o assunto. O que me “escandalizou” foram mesmo os comentários e a mentalidade que as pessoas demonstraram perante a situação.

 

 

Á medida que ia descendo nos comentários, vi muitos comentários de homens a dizer “que nojo”, algo que infelizmente já não me surpreende hoje em dia. Continuei a descer, até que encontrei algumas mulheres a dizerem “que nojo”. Ora bem, eu quando vi essas mesmas mulheres a comentarem tal coisa, aí é que fiquei surpreendidíssima.

 

Achei uma reacção completamente estúpida para ambos os casos, pelas suas diferentes razões, mas para ambos os sexos, acho esta reacção de natureza estúpida e anormal. Peço desculpa se estou a ser demasiado cruel ou fria, mas é que existem outras palavras bem piores para adjectivar tal reacção. Estas pessoas esquecem-se que as mães deles para os ter, tiveram e ainda devem de ter (a menos que estejam na menopausa) a menstruação, mais conhecido como o período, para os poder ter.

 

Quanto às mulheres… Bem, eu acho que até fico embasbacada e sinto-me assim um bocado furiosa por ser uma mulher a falar acerca da reacção de outras mulheres. Uma mulher a dizer “que nojo” a algo que deve de acontecer com elas mesmas é no mínimo absurdo. Devem-se de esquecer que também o têm, para um dia conseguirem dar continuidade á sua família, isto é, todas aquelas que assim o desejam. Quando uma mulher tem o “Benfica a jogar em casa”, como se costuma dizer, têm uma atenção mais redobrada e vai mais vezes à casa de banho, de forma a ver se a situação está “controlada”, mas agora quando está no conforto do lar, já não tem tanta preocupação assim.

 

Mas mesmo sendo uma mulher cuidadosa ou não, é lamentável ter de acontecer algo assim para o galinheiro todo se manifestar e tentar subir ao capoeiro, dizendo que não é assim mas é assado, quando nem isso deve ser real. Todas as mulheres têm corpos diferentes, logo organismos diferentes. O fluxo menstrual de uma pode ser mais ligeiro, o da outra é mais abundante, logo a probabilidade de haver uma fuga do fluxo é maior, por mais absorvente que seja o penso/tampão, por mais cuidado que se tenha. E até digo mais, à 40 anos atrás não existia nada de tampões e pensos higiénicos, todas as avós e mães que já se encontram na formosura dos 50 anos, tal como a minha mãe, sabem perfeitamente disso. Enquanto as mulheres dos tempos que correm têm uma infinita oferta de tampões e pensos no mercado, as mulheres do antigamente tinham de usar pedaços de pano, de forma a conseguir absorver o fluxo da melhor forma. Aposto que elas sujaram muitas cuecas, mas estão aí vivas e acho que nunca se criticaram umas às outras, digo eu.

 

A todas as mulheres que nunca mancharam as cuecas com sangue, pelo menos na primeira vez em que lhe apareceu o período, eu dou os meus Parabéns e acho que deveriam ganhar um prémio por isso mesmo, mas agora que façam uma autocrítica a si mesmas e que deixem de criticar as outras.

 

 

A todas e todos que leram este desabafo, o que têm a dizer?

 

 

 

8 comentários

Comentar post