Calcanhares gretados (ou rachados)
Os calcanhares gretados (ou rachados) são também conhecidos como fissuras. As fissuras são feridas regulares com corte linear e afectam o nível superficial da pele, que compreende a epiderme, podendo às vezes ficar profundamente na derme, tornando-se assim mais dolorosas.
São causadas por a pressão excessiva sobre o calcanhar, e como as laterais dos pés estão secas, ocorrem rachaduras. Os calcanhares secos e rachados indicam a faltam de zinco e deficiência de ácidos gordos ou ómega 3, presentes em alguns peixes, por exemplo.
Em casos mais graves, será necessário fazer uma visita a um podologista, que fará uma avaliação mais completa e profunda ao caso, mas de forma a prevenir e de amenizar os efeitos dos calcanhares gretados, há que ter um cuidado diário.
Esse cuidado passa por, ao final do dia, mergulhar os pés em água morna com sal marinho durante 15min. Depois, com a ajuda de uma pedra pomes, esfregue suavemente os calcanhares, de forma a retirar todas as células mortas, tornando-os mais suaves. Feito este processo, há que aplicar um bom creme hidratante para os pés, que se poderá encontrar nas farmácias, nas marcas de venda directa (por catálogo) ou então, que se poderá fazer em casa, como poderá ver na receita que em baixo sugiro.
Truque mágico
Corte uma cebola a meio e faça um buraco no centro de uma das metades. Coloque sal e deixe repousar durante 6h. Depois, com o líquido que se formou e com a ajuda de um pincel, passe sobre as zonas mais duras dos calcanhares. Deixe secar e de seguida enxagúe com água morna. Para terminar este processo, aplique umas gotas do óleo de amêndoas doces, de forma a protege-los.