Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

Missão cozinhar sem gorduras

Uma vez que nos tempos que correm muita gente procura adoptar uma atitude mais saudável, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e aparência física, há que começar a alterar alguns hábitos e um deles é cortar na gordura enquanto se cozinha. São pequenos gestos que melhorarão a nossa saúde e que são facéis de passarmos para realidade, ora veja:

  1. Sabe aquelas batatas fritas que acompanham uma bela francesinha (um problema cá do Norte... É impossível resistir-lhes nestas condições!) ou aquele bitoque? Pois bem, elas terão de ser substituídas por pratos mais saudáveis, bem como os filhoses e outros doces festivos e comer só nessas épocas de festarola e nada mais
  2. O leite e todos os seus derivados devem ser consumidos em variedades mais magras
  3. Quanto aos peixes em conserva, devem-se preferir os que vêm conservados em água ou molho de tomate a aqueles que vêm conservado em óleo
  4. Quando comer um belo bife ou então um belo franguinho assado, retire todas as peles e gorduras. Eu pessoalmente não gosto de comer a gordura das carnes, acho horripilante, mas caso você goste, faça um esforço e retire toda a gordura. É um bem maior para a sua saúde!

Agora a grande questão é enquanto se cozinha. Ao contrário do que muitos pensam, é possível eliminar-se (pelo menos em grande parte) a godura que se usa normalmente. E como? Continue a seguir as minhas dicas:

Enquanto refoga
Corte o dobro da quantidade que usaria normalmente de cebola e faça uma mistura de água e gordura (pouca), que se terá sempre de ir acrescentando com mais água. Para dar mais cor, junta-se no início uma colher de chá de polpa de tomate.

Gratinar
Use queijo magro ralado nos seus gratinados. Verá que os pratos ficarão muito mais saborosos!

A temperar saladas
Misture uma colher de chá de azeite com uma boa quantidade de sumo de limão ou vinagre de vinho e ervas aromáticas (orégãos, coentros,...). Em alternativa poderá fazer um molho de iogurte (ver receita no final do post).

Hora do assado
Antes de fazer-se o assado, apare todas as carnes, cortando as peles e a gordura. Depois, prepara-se uma marinada com que se envolve a carne, durante 24h, no frigorífico, em recipiente fechado. A marinada pode incluir: alho, cebola, colorau, salsa, louro, vinho branco maduro, tomate, pimenta... Esfrega-se bem a peça de carne com esta marinada que, depois de retirada, vai a assar em forno previamente aquecido, embrulhada em papel de alumínio (de modo a que o suco não se perca para a assadeira), em tabuleiro untado com azeite. Para dar mais cor à carne, pode abrir-se o papel no final da cozedura.

 

Molho de iogurte

  • Variante 1:  Bater 2 dl de iogurte magro com o sumo de meio limão e 2 colheres de sopa de ervas picadas (coentros, salsa, cebolinho, etc. Temperar com sal e pimenta
  • Variante 2: Bater 2 iogurtes magros com 2 colheres de polpa de tomate e 1 colher de sobremesa de vinagre. Juntar 1 dente de alho picado e temperar com sal e pimenta

 

2 comentários

Comentar post