Cuidados indespensáveis com os pés
Apesar de os cuidados com os pés serem algo que merece toda a atenção ao longo do ano, a verdade é que quando chega a altura de expô-los mais com o uso de sandálias e sapatos abertos, os cuidados ficam redobrados.
Limpeza dos pés
A pele que reveste os pés é mais espessa e resistente do que as outras áreas do corpo, por isso é que facilmente esta zona ganha calosidades e acumula mais células mortas. Para evitar esta situação, o recomendado é esfoliar os pés após o banho - altura em que a pele desta região se encontra mole - com a ajuda de uma pedra pomes.
Unhas impecáveis
Para evitar unhas encravas e que o lixo se acumule nas unhas, o ideal é cortá-las quinzenalmente com a ajuda de um alicate próprio para o efeito ou com uma tesoura após o banho. Além de cortar as unhas, é importante também limá-las para que se encontrem alinhadas e sem defeitos.
Lavar os pés
Após um longo dia de trabalho é importante dar a devida atenção aos pés e lavá-los decentemente: passe a esponja entre as membranas interdigitais para remover a sujidade, pois a acumulação da mesma dá origem às conhecidas micoses.
Pés macios
Um truque para amolecer os pés é encher uma bacia com água quente e meio copo de vinagre por cada litro de água, colocar os pés lá dentro durante dez minutos e de seguida tratá-los devidamente. Depois de esfoliar e de cortar as unhas, acabe este processo com um belo hidratante para pés (recomendo vivamente este).
Protetor solar
Apesar de esta zona ser muito esquecida na época balnear, a verdade é que tal como aplicamos protetor no rosto e no corpo, devemos aplicar igualmente nos pés, evitando os escaldões.