Cuidados anti-envelhecimento
Além da celulite, estrias, entre outras questões relacionadas com a estética e bem-estar, as piores inimigas da beleza são as rugas. É entre os 30 e os 40 anos que começam a florir os primeiros sinais de envelhecimento, ou pelo menos é esta a altura em que se tornam mais evidentes.
Denominadas também de rugas de expressão, as primeiras rugas notam-se quando está em movimento (por exemplo, a sorrir) e desaparecem em repouso. Elas surgem no decorrer e normal envelhecimento cutâneo, juntando-lhe assim outro sinal de envelhecimento: a alteração na homogeneidade do tom e grão da pele.
Na origem das rugas, destacam-se os fenómenos genéticos, o fotoenvelhecimento (determinado pela ação da radiação solar), as alterações hormonais, o tabagismo, a poluição, erros nutricionais, stress, falta de exercício físico, horas insuficientes de sono, entre outros fatores.
1. Caudalíe 2. Noviderm 3. La Roche-Posay
Para contornar esta situação, existem rotinas e hábitos que deve adotar desde cedo, como lhe mostro a seguir:
Limpeza matinal e noturna
Como é sabido, limpar o rosto ao acordar e ao deitar é extremamente importante para desobstruir os poros, eliminar células mortas e eliminar possíveis vestígios de maquilhagem. Por isso, e tendo em conta o seu tipo de pele (seca, normal, mista ou oleosa), deve usar um bom esfoliante diário, ou então, se assim o desejar, uma água micelar que tem um efeito menos agressivo que os esfoliantes normais.
Hidratação matinal
Tal como a limpeza do rosto, a hidratação também não deve ser descurada, uma vez que é graças a esta ação que a pele se mantém macia, luminosa e flexível, desde que a mesma seja adequada ao seu tipo de pele. Além disso, não se esqueça de usar protetor facial durante todo o ano, ou então, juntando o útil ao agradável, opte por utilizar um hidratante com o mínimo de FPS 15.
Os ingredientes que ajudam na prevenção das rugas
Retinóides
Com uma ação antioxidante, fazem uma limpeza superficial, aumentam a síntese de colagénio, ao mesmo tempo que promovem a perda de pigmentos. Este ingrediente atenua a visibilidade de pequenas rugas, uniformiza a tez, aumenta a firmeza e melhora a textura cutânea.
Vitaminas C e E
A primeira é antioxidante, regula a síntese de colagénio e reduz a hiperpigmentação, enquanto que a segunda potencia a ação dos fotoprotetores (protetores solares), especialmente quando se “alia” à vitamina C.
Ácido hialurónico
Tem como função estimular a síntese de colagénio e elastina.
Coenzima Q10
Provavelmente é o ingrediente que está presente em grande parte das fórmulas dos cuidados anti-idade, tendo como função a inibição potente dos
radicais livres.
Resveratrol
É o grande inibidor da lipoperoxidação (oxidação das cadeias de ácidos graxos polinsaturados, que ocorrem nas membranas celulares).