A minha receita com noodles
É verdade que nos últimos tempos tenho partilhado muitas receitas convosco aqui pelo blog e no meu perfil no Instagram (@joanafpfreitas), contudo, não partilhei a fantástica descoberta que fiz há umas semanas.
Não sou uma pessoa muito viajada, é certo. Aliás, a minha primeira e última viagem foi em 2014, quando fui até à Bélgica e à Holanda, onde pude experimentar a gastronomia local (nada se compara com a portuguesa, é um facto). Porém, hoje em dia, já é possível viajar no mundo gastronómico sem que, para isso, seja necessário mudar de país. Foi a essa conclusão que cheguei no mês passado.

Juro-vos que quando ouvi falar de noodles, pensei que seria uma iguaria qualquer exótica e picante. Na verdade, não passa de um tipo de massa fina, mais fina que o esparguete, e que pode não só servir como acompanhamento como também pode ser incluído numa sopa. Como conseguem imaginar, dá para dar largas à imaginação e experimentar inúmeras receitas.
Durante as férias, como o meu tempo disponível era mais do que suficiente, tive a oportunidade de fazer algumas descobertas a nível gastronómico e de aplicá-las em casa. Foi assim que encontrei os noodles para wok da Milaneza. Além de ser uma marca portuguesa, intrigou-me o facto de conseguir confecionar noodles usando a minha wok, depois de preparar todos os ingredientes. Desta feita, lá coloquei as mãos na massa (literalmente) e decidi inventar um pouco.
Num dia em que ninguém queria cozinhar, ofereci-me prontamente para tentar surpreender com uma receita diferente do habitual. Para muitos pode parecer arriscado, mas acreditem, é quando temos menos vontade que os grandes pratos surgem! Neste caso, foi o meu primeiro contacto com o sabor e confeção de noodles.
Neste prato, quis juntar elementos cozinhados e crus, para oferecer uma refeição leve mas cheia de sabores e texturas diferentes. Não comprei nada de forma propositada para esta criação, apenas usei o que tinha por casa e coloquei a minha criatividade à prova.
Ingredientes (4 pessoas):
- 1 embalagem de noodles para wok da Milaneza;
- 3 ovos cozidos;
- 1 lata de cogumelos laminados (porque não tinha frescos);
- 3 cenouras raspadas (excelente para "neutralizar" os restantes sabores);
- 4 fatias de fiambre desfiadas;
- 4 colheres de sopa de molho de salsa e alho.
Preparação:
- Colocar os ovos num tacho pequeno a cozer durante 10 minutos;
- Descascar a cenoura e ralá-la finamente (pode-se usar o descascador para isso);
- Na wok, misturar um fio de azeite, sal e 4 blocos de noodles juntamente com 4 copos de água pequenos (1 copo por cada bloco de noodles). Deixar cozer durante 6 minutos;
- Enquanto a massa cozinha, desfiar o fiambre;
- Quando a massa estiver pronta, coloca-se numa travessa e deixa-se arrefecer;
- Descascar os ovos e cortá-los às rodelas;
- Assim que os noodles estiverem frios, misturar o molho de alho e salsa com os restantes ingredientes;
- Está pronto a comer!
Pode parecer uma receita muito rudimentar e que nada tem a ver com as receitas tradicionais de noodles, contudo, a minha primeira experiência com este tipo de massa não podia ser melhor! Esta combinação resultou em algo fresco, leve e cheia de sabor, tendo sido, até agora, a melhor memória culinária que a minha família tem. Escusado será dizer que esta receita é recriada inúmeras vezes cá em casa!
Esta é a minha memória com os noodles, mas, acredito que existam outras tantas, sobretudo com uma marca como a Milaneza! Por isso, até 19 de setembro, a marca está a promover vários desafios e jogos, onde os melhores serão recompensados, integrado na ação "A Rota da Imaginação".
Se têm boas recordações culinárias como as minhas, convido-vos a clicarem nas imagens acima para saberem como participar nesta ação da Milaneza!

