Chocolate engorda? Mitos e verdades sobre este alimento
O chocolate é um alimento quase irresistível, sendo que algumas pessoas chegam a ser definidas como chocólatras. Existem muitos mitos relacionados com o consumo desse produto. Aqui iremos falar sobre alguns deles!
De que é feito o chocolate?
O principal ingrediente do chocolate é o cacau, que, na quantidade certa, proporciona melhoras no seu corpo e humor. A composição do produto varia de acordo com o lugar do mundo, mas os ingredientes mais utilizados são a manteiga de cacau, os aromatizantes, o sorbitol, a lecitina de soja e o edulcorante. A colheita do cacau é feita manualmente, pois todo o produto não fica maduro ao mesmo tempo. Após ir para a fábrica, é necessário realizar vários procedimentos de queima do produto, para que possa ser iniciada a produção do chocolate.
Chocolate faz mal?
Muitas pessoas acham que o chocolate faz mal, mas será que isso é verdade? Quando o produto é consumido de forma correta, ele ajuda o organismo de diversas maneiras. Mas não são todos os sabores e tipos de chocolate que ajudam. Para isso, é necessário ter, pelo menos, 50% de cacau na sua composição. As outras substâncias do produto fazem mal à saúde, podendo causar danos. Como a maioria dos produtos, fique atento ao tipo e qualidade do chocolate que está a consumir.
O chocolate ajuda a emagrecer?
Sim. Os chocolates feitos com mais de 50% de cacau possuem muitas gorduras monoinsaturadas, que ajudam na perda de peso. Mas, para isso, as pessoas devem ter uma alimentação adequada e serem acompanhadas por um nutricionista ou os efeitos poderão ser contrários. O velho ditado de que tudo o que é consumido em excesso atrapalha, também é válido para o chocolate.
Chocolate causa envelhecimento precoce?
Não. O chocolate possui substâncias que ajudam a diminuir o envelhecimento. Os seus compostos flavonoides e antioxidantes diminuem o stress oxidativo. Os radicais livres, que quando produzidos em grande quantidade deixam a pele mais saudável, diminuem a velocidade do envelhecimento.
Chocolate ajuda na redução da pressão arterial?
Sim. Mas não são todos os tipos de chocolate. Novamente, apenas aqueles com 50% ou mais de cacau. Eles ajudam a melhorar a função endotelial, diminuindo a adesão plaquetária que, consequentemente, reduz a pressão. Os especialistas indicam o consumo de apenas 40 gramas por dia.
O chocolate provoca borbulhas?
Não. Ainda não existem pesquisas que comprovam isso. O chocolate acaba por agir de maneira contrária, isto é, de melhorar a estrutura da pele. Mas para isso, a pessoa deve ter um controlo sobre o consumo do produto, pois tudo o que é exagerado, faz mal. Ao ingerir muito chocolate, a pessoa pode descontrolar o seu organismo e, dessa forma, proporcionar o aumento do acne.
Parceiro Moda & Style - ClickDietas
Artigo escrito por Matheus Bertoluci