Heavy metal e o seu impacto na moda, acessórios e tatuagens
Os estilos musicais, quando influenciam a moda, podem-se misturar um pouco. É o caso do estilo heavy metal, que acaba recebendo a influência de peças também usadas nos estilos hardcore, gótico e indie rock. De qualquer forma, o género musical heavy metal trouxe à moda o uso do couro, sobretudo nos casacos.
Casacos de couro
Geralmente com tachas de metal aplicadas, os casacos de couro são a típica peça do estilo heavy metal, porém, foi ganhando variações na moda, como cortes diferentes e modelos mais femininos, de comprimento mais reduzido.
Tatuagens
Outra tendência do heavy metal são as tatuagens, que geralmente são componentes de diversos estilos musicais ligados ao rock. Quanto mais tatuagens a pessoa tiver, mais parecida ficará com o autêntico estilo heavy metal. Pode ser tatuagem no braço ou feita em outros locais que apareçam (veja exemplos aqui).
T-shirts
O uso de t-shirts em preto e vermelho também são tendências do estilo heavy metal. Quem quer aderir, pode apostar em t-shirts nessas cores e com estampas de bandas de heavy metal.
Calças
As calças também são peças que seguem a tendência. Geralmente são calças em couro ou jeans (nem muito largas, nem muito apertadas). O importante é que passem a impressão de roupa usada, que vai de encontro ao estilo, que tem como um dos princípios o não consumismo.
Calçado
Não podemos esquecer também do calçado. Quem quer fazer uma produção de estilo heavy metal pode apostar sem medo nas botas de estilo militar, sejam elas de cano médio ou longo.
Moda feminina
Para as mulheres, o estilo heavy metal acaba por ser mais democrático, isto porque é possível usar calções de ganga, saias e vestidos. As saias e os vestidos podem ser pretos, podendo ser ou não em couro preto.
As mulheres também podem apostar em camisolas pretas ou vermelhas, até mesmo cortadas para ficarem mais curtas ou usadas com um nó.
O importante é pesquisar, buscar influências e usar a criatividade. Pode até mesmo ter em casa peças que componham o estilo heavy metal e nem saber!
Escrito por Bruno de Avila, professor de design na FMU