Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Moda & Style

por Joana Freitas

Moda & Style

por Joana Freitas

Os benefícios do chocolate para a saúde

Na Páscoa encontra-se chocolate em todos os lados, mas para que não fique com dor na consciência em comer chocolate, conheça os benefícios que ele traz para saúde.

 

Se alguém lhe pedisse para fazer uma lista de alimentos saudáveis ​​para viver uma vida saudável, é improvável que o chocolate estaria no topo da lista, no entanto, estudos recentes têm mostrado que alguns tipos de chocolate podem ter benefícios positivos para a saúde e, quando consumidos como parte de uma dieta equilibrada, pode estar a fazer uma opção saudável.

70% de cacau

O problema de muitos chocolate produzidos em massa, que adornam as prateleiras dos supermercados, é que eles são ricos em gorduras e açúcares mas surpreendentemente baixo em cacau de verdade.

 

O chocolate negro tem, geralmente, uma percentagem mais elevada de cacau na barra de chocolate, mas a fim de obter o máximo benefício do chocolate para a saúde, deve ter pelo menos 70% de cacau. A percentagem de um produto vai estar sempre claramente indicada na embalagem.

 

Vitaminas e minerais

Uma boa qualidade de chocolate que contém, pelo menos, 70% de sólidos de cacau é rica em vitaminas e minerais, tais como ferro, potássio, cálcio, vitamina E e vitamina A, além de ser uma fonte extremamente rica de magnésio, o que é essencial para o corpo para manter os músculos e os nervos saudáveis.

 

As pessoas que são deficientes em magnésio podem trazer um fator que contribui para a diabetes, hipertensão, enxaquecas e problemas ósseos, tais como a osteoporose.

 

Além de farelo, ervas seca e sementes de abóbora, o chocolate negro é a melhor fonte de magnésio encontrado nos alimentos.

TPM

A tensão pré-menstrual é, às vezes, também conhecido como síndrome pré-menstrual, e é algo que afeta um grande número de mulheres nos dias que antecedem o início do seu período menstrual. O TPM engloba todo um conjunto de sintomas e a gravidade da síndrome varia de mulher para mulher.  

 

Os estudos de investigação científica têm mostrado que as mulheres que não recebem magnésio suficiente nas suas dietas são mais propensas às mudanças de humor e irritabilidade que muitas vezes andam de mãos dadas com a tensão pré-menstrual.

 

Diabetes, doenças cardíacas e colesterol

Os benefícios para a saúde de chocolate não se limitam ao teor de minerais no produto. A boa qualidade de chocolate também tem mostrado ter um papel importante na redução da pressão sanguínea com os flavonóides, que contêm produtos químicos que equilibram as hormonas no corpo. Além disso, o chocolate também é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres no corpo.

 

O flavonol do chocolate também pode prevenir as alterações no organismo que podem levar ao desenvolvimento de diabetes e proteger contra a resistência à insulina.

Anti-cancro?

Os antioxidantes encontrados no chocolate são conhecidos por combaterem os sinais de envelhecimento e por também ajudarem a manter o coração e o sistema circulatório saudáveis. Além disso, desempenham um papel importante na prevenção do cancro.

 

Os médicos ainda não tem certeza se o chocolate pode ser uma estratégia de prevenção do cancro, mas dados os outros benefícios na saúde, um quadrado de chocolate negro por dia pode ajudar a manter os níveis de saúde em alta.

 

Chocolate e a perda de peso

Muitas pessoas que tentam perder peso ou viver uma vida saudável começam a cortar em todos os produtos que pensam que têm um alto teor calórico e que engordam, como as batatas fritas, o chocolate ou as bebidas açucaradas.

 

É verdade que existem benefícios limitados ao consumir batatas fritas ou refrigerantes, mas as pessoas que fazem dieta não devem abandonar o chocolate.

 

Pessoas que estão de dieta querem cortar alimentos favoritos por completo. Se é o seu caso, permita-se a uma pequena dose diária de chocolate que pode ajudar a combater desejos e vencer a vontade de devorar uma barra enorme de uma vez.

 

Se tem muita ansiedade por doces, coma sempre uma fruta 10 min antes de ir para uma sobremesa, seja ela de chocolate ou não. Dessa forma, terá mais controlo, sucesso na dieta e no objetivo de como emagrecer em 3 dias.

 

Além do chocolate, existem outros alimentos que promovem o alivio do stress e da ansiedade. Assista o vídeo e conheça os melhores alimentos para aliviar esses e outros sintomas:

Texto de Rosi Feliciano

Fotos: Pinterest

8 comentários

Comentar post